EUA

Mineiros relatam tensão e medo por conta do furacão Ian, que se aproxima da Flórida

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
Publicado em 28/09/2022 às 19:38.Atualizado em 28/09/2022 às 19:57.
 (App My Radar)
(App My Radar)

A aproximação do furacão Ian no estado da Flórida, nos EUA, tem causado apreensão e medo em moradores de localidades que poderão sofrer as cosnequências do fenômeno natural. A expectativa, segundo o governo americano, é que o furacão ganhe força e atinja a categoria quatro.

Por conta dessa aproximação, moradores do Golfo da Flórida já receberam ordens de fechar as casas e procurar abrigo em regiões mais altas. Uma das cidades que estão na rota do furacão é Sarasota, na Flórida.

Mineiros que vivem nessa região e foram entrevistados pelo Hoje em Dia revelaram o clima de medo e apreensão. De acordo com Junior Rodrigues, de 31 anos, que mora há quatro anos em Sarasota, energia elétrica e sinal de internet foram cortados por conta dos fortes ventos. Vários moradores já deixaram as casas, em busca de locais que não estejam na rota do Ian.

A situação também tem criado preocupação em relação à alimentação. Júnior contou que até três dias antes da aproximação do furacão, pessoas já estavam estocando alimento e água em casa, deixando os estabelecimentos comerciais sem estoque. Com isso, moradores que não tiveram tempo de se preparar ficaram com suprimentos escassos.

Esta não é a primeira vez que o mineiro sofre as consequências desse fenômeno natural. Em 2019, quando o furacão Dória atingiu os EUA, de acordo com Júnior, apenas um "braço" chegou à região da Flórida. Por sorte, era a parte mais afastada e, consequentemente, mais "fraca" do furacão.

"Em 2019, passou o Dória, porém o olho dele passou na costa leste. Pegamos apenas o 'braço' dele. TIvemos ventos fortes de 64 km/h. No Ian já estamos com ventos de 96 km/h e o olho dele ainda não passou", contou o mineiro.

Quem também está na expectativa é Bruno Franca, morador de Orlando, na Flórida, que atua como pastor em uma igreja da cidade. Ao Hoje em Dia, ele informou que, apesar de a cidade não estar no percurso do olho do furacão, ao menos por enquanto, eles já se preparam para possíveis consequências.

"Aqui em Orlando estamos, de uma certa forma, preparados. Armazenamos água e alimento para três dias, seguindo a recomendação das autoridades, pois pode haver curto de energia elétrica, prejudicando o fornecimento ou até o abastecimento de água", contou Bruno.

O Governo dos Estados Unidos classifica de "A" a "F" as áreas das cidades que podem ser afetadas pelo Ian, sendo "A' as de maior risco de passagem do olho do furacão, e "F' as mais distantes. Em Sarasota, pessoas das localidades classificadas de A a B foram obrigadas a evacuar na noite dessa terça-feira (27). As demais categorias são apenas aconselhadas a sair.

Para os que permanecem nas residências, a recomendação é estocar comida, água e dinheiro em espécie e, na passagem do furacão, ficar em cômodos que não tenham janelas.

Segundo o site de metereologia My Radar, a previsão é que o furacão passe por Sarasota às 20h (horário local) desta quarta-feira (28).

Leia Mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por