A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro confirmou, nessa sexta-feira (2), o primeiro caso de varíola dos macacos (Monkeypox) dentro de uma unidade prisional. A paciente está isolada e recebendo medicação. Sua identidade não foi divulgada.
Outros seis casos suspeitos foram identificados. Equipes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional estão vistoriando celas para buscar possíveis casos da doença.
A secretaria informou, ainda, que os protocolos de vigilância sanitária foram ativados e os servidores da unidade prisional receberam orientações sobre as medidas de prevenção.
De acordo com o informe nº 45 do Ministério da Saúde sobre a situação epidemiológica do vírus Monkeypox, até a última quinta-feira (1º) havia 5.197 casos confirmados e 5.320 casos suspeitos da doença no país.
Leia Mais: