
Neste mês, uma captação de córneas foi realizada de forma 100% autônoma pela primeira vez no Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, no Barreiro. Conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quarta-feira (24), a expectativa é que a unidade de saúde acelere a realização de transplantes e reduza a fila de espera dos pacientes que aguardam na rede municipal.
De acordo com a PBH, a captação foi realizada em 1º de junho, em um doador que foi a óbito por parada cardíaca. Até então, os procedimentos eram realizados pela equipe do Banco de Tecidos Oculares do Hospital João XXIII e restritos a doadores com diagnóstico de morte encefálica.
Atualmente, a equipe da unidade de saúde conta com três enfermeiros capacitados para fazer o procedimento.
O Hospital Célio de Castro já havia contribuído, neste ano, para a captação de 22 córneas por meio do Banco de Tecidos Oculares do Hospital João XXIII, sendo 20 em casos de parada cardíaca e duas em situações de morte encefálica.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da PBH
Leia também