SAÚDE PÚBLICA

Hospital do Barreiro faz primeira captação autônoma de córneas

Procedimento inédito amplia a capacidade de atendimento na rede municipal

Gabriela de Castro*
gabriela.castro@hojeemdia.com.br
Publicado em 24/06/2026 às 16:27.Atualizado em 24/06/2026 às 16:38.
Captação foi realizada em 1º de junho, em um doador que foi a óbito por parada cardíaca (Rafael Assis / Fhemig / Divulgação)
Captação foi realizada em 1º de junho, em um doador que foi a óbito por parada cardíaca (Rafael Assis / Fhemig / Divulgação)

Neste mês, uma captação de córneas foi realizada de forma 100% autônoma pela primeira vez no Hospital Metropolitano Doutor Célio de Castro, no Barreiro. Conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nesta quarta-feira (24), a expectativa é que a unidade de saúde acelere a realização de transplantes e reduza a fila de espera dos pacientes que aguardam na rede municipal.

De acordo com a PBH, a captação foi realizada em 1º de junho, em um doador que foi a óbito por parada cardíaca. Até então, os procedimentos eram realizados pela equipe do Banco de Tecidos Oculares do Hospital João XXIII e restritos a doadores com diagnóstico de morte encefálica.

Atualmente, a equipe da unidade de saúde conta com três enfermeiros capacitados para fazer o procedimento.

O Hospital Célio de Castro já havia contribuído, neste ano, para a captação de 22 córneas por meio do Banco de Tecidos Oculares do Hospital João XXIII, sendo 20 em casos de parada cardíaca e duas em situações de morte encefálica.

*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da PBH

Leia também

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por